NÚCLEO JOÃO CANTON IMPLANTA A MANDALA DOS CHÁS

O Núcleo de Educação Municipal (NEM) João Canton, junto dos alunos, está construindo a Mandala dos Chás. O projeto é desenvolvido com as duas turmas do 6º ano do período integral e com a supervisão da professora da disciplina de Ciências, Marciana Junges.

O objetivo da instalação da Mandala dos Chás é fazer o resgate cultural e pedagógico, além de usar as plantas de matéria prima para experimentos no laboratório instalado no núcleo. Conforme a professora, as mudas e o adubo orgânico são levados à escola pelos próprios alunos. “Uma forma de envolver os estudantes logo no início do projeto”, justifica.

A Mandala dos Chás é construída em círculo e composta por 12 canteiros, simbolizando o movimento da vida. “É um modelo muito antigo que diz que cada órgão do nosso corpo fica mais ativo em um determinado horário se ingerida determinada planta medicinal. Assim, a mandala indica a melhor hora do dia para determinado tipo de chá”, explica a professora.

A Mandala está na fase inicial de construção, mas deve ser concluída ainda neste ano. Toda a produção, manejo e cuidados serão de responsabilidade dos alunos, supervisionados pela professora.