PALHA DE MILHO É TRANSFORMADA EM PEÇAS DE ARTESANATO
A palha de milho tem sido a matéria prima para confecção de lindas obras de artesanato. Feitas a mão, as peças são únicas e confeccionadas com produtos que passam batidos no nosso dia a dia. Além da palha de milho é possível utilizar, caroço de butiá, bucha natural, fio de algodão, porongo e madeira, por exemplo.
Encerra hoje o curso oferecido pela Administração Municipal, através do Departamento de cultura. A artesã, Vanir Zanin, é a instrutora do curso. Ela trabalha há oito anos com o artesanato e tem reconhecimento estadual de artesã de palha de milho. A instrutora explica que o artesanato abre oportunidades de renda extra, além de ser uma terapia. “Trabalhamos com materiais que quase não são utilizados em artesanato”, observa.
As palhas podem ser tingidas, mas há variedades de milho que produzem palhas com outras tonalidades como é o caso do milho crioulo.
A aluna do curso, Leda Spricigo, já trabalha com artesanato, mas destaca que é um curso diferenciado. “É um resgate do artesanato raiz que lembra as origens de um artesanato que está esquecido”, ressalta.
As peças confeccionadas no curso estarão expostas no prédio da Secretaria Municipal de Educação para a comunidade conhecer um pouco do artesanato em palha de milho.