INCENTIVO AO PLANTIO DE ERVA-MATE

Visando auxiliar e aumentar a renda dos produtores rurais de Ipumirim, através do plantio e cultivo da erva-mate, a Administração Municipal de Ipumirim, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, lançou um programa de incentivo de R$ 1,00 por muda plantada, limitando a duas mil mudas por produtor. O projeto iniciou nesse ano e, até o momento, mais 70 agricultores aderiram ao auxílio.
O programa tem acompanhamento técnico, realizando levantamentos, vistorias e laudos para que o produtor rural possa ser beneficiado. O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, João Nicodem, ressalta que, dentro da Lei de Incentivo à Agricultura, um dos programas é o auxílio ao plantio de erva-mate, que está bem aceito pelos produtores rurais e a expectativa é de ser ampliado no próximo ano, devido ao interesse pelo programa. “O cultivo e a produção de erva-mate é uma das essências da região, por ser uma espécie do Sul do Brasil, que gera renda ao produtor rural. Além disso, o produto tem mercado, porque o consumo de chimarrão é grande, bem como a industrialização da erva-mate para a outras finalidades”, considera Nicodem.