Alunos do 5º ano têm aulas com a Polícia Militar

Alunos do Núcleo Educacional Claudino Locatelli e da Escola de Educação Básica Benjamim Carvalho de Oliveira, que frequentam o 5º ano de ensino, possuem agora uma disciplina alternativa na grade curricular. O novo aprendizado trata sobre as ações de repressão ao uso de tráfico de drogas e à contenção de todas as formas de violência e em todos os seus aspectos físicos ou psicológicos.

O estudo é oferecido através do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas, que tem como sua missão primeira a de educar crianças, no seu habitat, reunindo os esforços da família, polícia e escola, fortalecendo a autoestima da criança e apresentando a ela um modelo positivo de vida.

O Proerd é um programa essencialmente preventivo e tem como finalidade evitar que crianças e adolescentes, em fase escolar, iniciem o uso das diversas drogas existentes em nosso meio. O importante é despertar a consciência para este problema e também para a questão da violência. Outro objetivo é preparar os pais no intuito de oferecer sustentação aos seus filhos.

 O trabalho iniciou no mês de setembro com o 5º ano e é ministrado nas escolas do centro. A partir de 2015, serão trabalhadas também as escolas do interior, com possibilidade de abranger novas turmas e séries mais avançadas. O curso tem duração de 10 aulas, é ministrado uma vez por semana pelo instrutor Junior Mecca Barbosa, que é policial militar e instrutor capacitado para coordenar o curso nos municípios de Ipumirim, Lindóia do Sul e Arabutã.

O programa, através de suas lições, ensina aos alunos, de forma simples, descontraída e lúdica, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos colegas, auxilia para que reflitam sobre a necessidade de dizerem “não” às drogas e à violência, tira dúvidas sobre o assunto e fala sobre os riscos e consequências de tomar decisões. Toda a orientação é feita usando uma linguagem  adequada fazendo com que os alunos interajam e se sintam a vontade para falar.