Audiência definiu as medidas que vão ser tomadas para a coleta de resíduos sólidos

A Audiência Pública ocorrida no dia 24 de abril, foi a oportunidade final da sociedade discutir junto com a Administração e os agentes do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos coordenados pelo Consórcio Lambari, as possibilidades de redução e destino correto do lixo que produzimos. A humilde participação da sociedade transpareceu que a população não está preocupada com o destino do lixo e os que têm algum tipo de preocupação não se manifestaram e nem compareceram. Basicamente a Audiência foi assistida e discutida por pessoas que tem algum vínculo com o processo e por representantes da Administração ou entidades ligadas. Apenas alguns idosos foram os fiéis representantes da sociedade civil.

O fato é que participando ou não da reunião, a população Ipumirinense produz uma quantidade de lixo considerada além do normal, principalmente no que diz respeito aos resíduos orgânicos. Levando em conta esse e outros fatores relacionados, algumas medidas precisaram ser tomadas para começar a reverter ou melhorar a situação.  Partindo do principio de que o pagamento da taxa de recolhimento de lixo não é obrigatoriedade da Prefeitura e sim do cidadão, o Ministério Publico sugere a Administração que repasse para a população o dever de pagar pelo serviço. O município tem prazo curto para definir quanto cada unidade vai pagar e como será imposta a cobrança.

Outro assunto discutido foi a periodicidade da coleta. A Lei de Resíduos Sólidos  diz que a coleta mínima deve ser feita duas vezes por semana. Atualmente Ipumirim realiza a coleta seis vezes por semana no centro e de duas a quatro vezes nos bairros. Essa comodidade para a população gera um custo de R$ 350 mil por ano ao município. Quando a arrecadação de imposto paga através do IPTU é de R$ 157 mil. Medidas urgentes e de redução considerável precisam ser tomadas até porque os pequenos municípios tem prazo até 2020 para se adequarem a Coleta Seletiva e essa medida de implantação  vai gerar um custo ainda maior.

Medidas a serem tomadas:

Essas adequações serão implantadas a curto, médio e longo prazo, além delas, outras alterações também serão adequadas. A população será orientada sobre as alterações de acordo com cada medida implantada, conheça as principais:

– Dar destino dos resíduos orgânicos através de compostagem caseira

– Implantar em cada residência ou aglomeração lixeira padronizada para separação CORRETA do lixo

– Reduzir os dias de coleta

– Implantar Coleta Seletiva

Fonte: Juliane Rell