Plano de Educação já tramita na Câmara de Vereadores

Foi lido na sessão de ontem, dia 18, na Câmara Municipal de Vereadores o pedido de aprovação do Plano Municipal de Educação Decenal de Ipumirim. A versão preliminar do documento base foi entregue ao Prefeito Valdir Zanella na quinta-feira, dia 14. A Audiência Pública para alterações finais,  aconteceu na semana passada e reuniu lideranças do município, representantes da Educação Regional  – SDR Seara,  adolescentes, professores e equipe organizadora do novo Plano.

A Secretária de Educação Marineide Pick Pilatti, explica que o Plano foi elaborado diante da realidade educacional do município. No entanto, nesses dez anos de vigência, pode ser revisado com base nas propostas mencionadas. “As estratégias elaboradas junto ao novo Projeto Municipal de Educação seguem as metas estabelecidas a nível nacional”. O Plano Municipal de Educação passou a ser cobrado desde 2010. Ipumirim era o único município da região que já desenvolvia esse projeto desde 2007. Para elaboração desse decênio – 2015-2024 foram feitas alterações e o plano anterior foi revisto e ajustado. Os trabalhos iniciaram em outubro de 2014 e se encerra com a aprovação do legislativo. A partir daí começa a etapa de cumprimento das metas através das estratégias elencadas.

O prefeito Valdir Zanella, reitera a importância da integração para a educação de qualidade. “ A responsabilidade da educação é do Poder Público, dos professores e dos pais. Pois   a educação não se faz somente na sala de aula, mas , na integração desses segmentos que juntos fortalecem a qualidade. Essas crianças e adolescentes são o futuro de Ipumirim . Procuramos oferecer o melhor, na estrutura, na qualidade de ensino local e nas oportunidades de buscar qualificações em outras instituições. Pois o aluno que procura qualificação geralmente retorna e aplica o conhecimento no próprio município.”

Após a leitura, o Plano passa para apreciação das Comissões do Legislativo. Marineide Pilatti, espera a aprovação do Legislativo e além disso que se consiga cumprir as  propostas.

Acompanhe na integra a  versão preliminar do documento base em anexo: