Ipumirim é o 23º no ranking estadual de Transparência

A informação foi divulgada na quarta-feira, dia 09, pelo Ministério Público Federal. O município de Ipumirim aparece na 23ª colocação em Santa Catarina, no Ranking Nacional da Transparência. A avaliação foi feita nos portais de transparência dos 5.568 municípios dos 27 estados do país, entre 9 de setembro e 10 de outubro. O exame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência. Foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.

Conforme esse levantamento, numa escala que vai de 0 a 10, a média nacional ficou em 3,91. O Índice de Transparência dos governos municipais fez com que Santa Catarina ocupasse a liderança entre as demais unidades da federação, com 6,86. Entre os governos estaduais, Santa Catarina é o segundo colocado, com 9,80.

Entre todas as cidades catarinenses, Ipumirim ocupa a posição de número 23, com nota de 8,90. Arabutã foi o segundo município da AMAUC a obter melhor colocação, com nota de 8,40, na 44ª posição. Em terceiro aparece Concórdia, com nota de 8,30, em 53º na colocação estadual.

Saiba Mais:

A pesquisa nos sites de prefeituras e governos estaduais foi feita entre 8 de setembro e 9 de outubro. Foram atribuídas notas de 0 a 10 para cada site. Zero significa nenhuma transparência, e dez significa transparência máxima. O resultado foi desolador. Tiraram nota zero nada menos que 649 prefeituras, quase 12% dos municípios do país.

No topo do ranking, com nota dez, ficaram sete prefeituras localizadas em dois estados. No estado do Rio de Janeiro, tiraram a nota máxima os municípios de Duque de Caxias, Macaé, Niterói e Nova Iguaçu.

No Rio Grande do Sul, os melhores resultados foram das prefeituras de Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. O Índice Nacional da Transparência, que é uma média de todas as notas, ficou em apenas 3,91.

Entre os governos estaduais, apenas o Espírito Santo ganhou nota dez. Em seguida vêm Santa Catarina (9,8), Mato Grosso (9,5) e o Rio Grande do Sul (9). Quatro estados tiraram menos que cinco: Roraima (4,9), Amazonas (4,6), Ceará (2,6) e Mato Grosso do Sul, que ficou em último lugar, com nota 1,4.