Novos Conselheiros já estão atuando

Os novos Conselheiros Tutelares  de Ipumirim eleitos em outubro passado, iniciaram suas atividades no último domingo, dia 11. A cerimônia de posse dos titulares e suplentes foi realizada no gabinete do prefeito e contou com a presença do prefeito em exercício, Volnei Schmidt, secretária de Assistência Social, Marcia Faccin de Conto, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e familiares.

A representante do CMDCA, Moira Comboski, presidiu os trabalhos e destacou algumas alterações que serão seguidas pelos conselheiros. Dentre as principais mudanças está a carga horária que passou para 35 horas semanas. Ou seja, agora todos os conselheiros terão que atuar nos cinco dias da semana em horário comercial além de alternar plantões noturnos e finais de semana. A nova regra é uma determinação nacional acatada pelo Ministério Público  destinada aos  municípios. Outra alteração é no tempo de mandato que a partir desse ano passou para quatro anos o tempo de delegação.

Em seu pronunciamento, a Secretária de Assistência Social destacou aos conselheiros o compromisso da atuação. “Vocês são os agentes que irão levar ao judiciário as informações para que se tome as decisões. É preciso compreender cada caso, saber ouvir e oferecer soluções. A maioria dos casos atendidos pelo Conselho Tutelar, são de pessoas e famílias vulneráveis que necessitam da atenção e de uma conduta correta. Para isso, é fundamental que o colegiado esteja unido, troque informações e discuta os casos que necessitam ser analisados “.

O prefeito em exercício, Volnei Schmidt, parabenizou os conselheiros que se dispuseram a realizar essa tarefa tão importante em trabalhar com pessoas e famílias em  situações de risco. “Vocês sabem do compromisso que assumem e nós da administração temos certeza de que será um trabalho delicado, porém, realizado com dedicação a sociedade. Temos certeza do empenho de cada um e estamos a disposição para auxiliar quando houver necessidade”.

Os Conselheiros que tomaram posse e estão aptos a atuação são: Titulares:  Isidoro Nasar, Nadia Canzi, Silvana Rigon, Thomas Mello e Denair Zatt. Suplentes: Geni Dal Piás, Izane Schimidt e Luciane Petry. Amélia Colpani e Charlie Agnes também são suplentes, porém não estavam presentes na cerimônia. Para assumir o cargo caso forem solicitadas elas precisam passar pelo ato de posse.