Abertura das festividades dos 53 anos de Ipumirim com lançamento de livro que conta a trajetória de idealistas do lugar

Dois sonhadores que batalharam e fazem parte da história desse município. Valdir Zanella e Geli Griza, seguiram caminhos diferentes ao longo de sua trajetória. Porém, ambos se encontram na mesma direção: Batalhar por Ipumirim. Natural de Ipumirim, Zanella ingressou cedo na vida púbica, foi eleito vereador pela primeira vez aos 21 anos de idade, fez parte de diversas diretorias e trabalhou para ajudar muitas entidades. Aos 67 anos de idade é prefeito pelo quarto mandato, sendo o administrador municipal que por mais tempo comandou o município. Ao longo de sua trajetória pessoal e política , Zanella enfrentou adversidades, mas teve reconhecimento e muitas conquistas. É um batalhador e exemplo de ser humano.

Geli Griza nasceu no Rio Grande do Sul, veio com os pais para a região em 1943 é Ipumirinense de coração. Adotou essa terra e seu povo para se dedicar. Em 1953, aos 13 anos de Idade, Geli sai de Ipumirim para ingressar no seminário e retorna em 1969 para sua Ordenação Sacerdotal, sendo o primeiro padre a ser ordenado na Paróquia Sagrada Família. Sua trajetória de ensinamentos segue até hoje. Foi atleta, participou de diversas diretorias e decisões da comunidade. Lutou pela catequese, grupo de jovens e pelos casais. Tem o povo do município como sua família e o povo tem no padre Geli, uma grande confiança de fé.Geli e Zanella e priorizam a família como alicerce fundamental para a vida.

O livro Marcas do Tempo. Exemplos de Vida, é o resultado de um projeto de pesquisa realizado por alunos que hoje cursam o 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Benjamim Carvalho de Oliveira. O trabalho foi desenvolvido para participar da X Feira de Ciências e Tecnologia da Educação Básica -SED -SC de 2015, e teve a coordenação da professora Marisa Pick Baller.

A produção desse livro é a realização de um projeto discutido durante todo o ano pelo grupo. Registra a vida de duas pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do município e mostra os caminhos de uma sociedade. A data escolhida para o lançamento oficial é oportuna. Na próxima quinta-feira, dia 7, Ipumirim comemora 53 anos e os personagens desse livro fazem parte dessa história. A produção possui 300 exemplares, foi distribuída entre os também está disponível na biblioteca pública para a população.