Prazo para o CAR encerra hoje dia 5. Em Ipumirim maioria das propriedades foram cadastradas.

Essa quinta-feira, dia 5, é o último dia para fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma exigência do Novo Código Florestal. Todos os imóveis rurais do país devem estar inscritos. O produtor que não preencher e enviar os dados fica sem acesso ao crédito rural e perde benefícios para a regularização ambiental da propriedade. Em Ipumirim, a Secretaria da Agricultura, informa que a maioria das propriedades foram cadastradas. No entanto, alguns agricultores deixaram o cadastro para o último dia e estão com dificuldades para cumprir o prazo. Na Secretaria da Agricultura do município, o funcionário responsável pelo Cadastro já tem horários agendados até o final da tarde.

Para realizar o procedimento, é preciso apresentar os seguintes documentos: comprovante de propriedade ou posse da área, comprovante de residência, RG, CPF, comprovante do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural e a planta ou memorial descritivo do imóvel. O produtor que ainda estiver pendente com o CAR, mas possui todos os documentos em mão, pode tentar fazer o procedimento no correio, Sindicato da Agricultura Familiar ou escritório de contabilidade habilitado. A Agência de Desenvolvimento Regional de Seara ainda não disponibiliza da porcentagem de cadastro por município, mas informa que até o momento, o estado de Santa Catarina cadastrou 267.244 propriedades, cerca de 72% do total de cadastros. No estado, a região Oeste se destaca com 88% dos imóveis cadastrados.

O Gerente de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Agricultura, da Agência de Desenvolvimento Regional de Seara, Andrei Tecchio, explica que quem não realizar o cadastro terá transtornos. “Se o imóvel não constar no cadastramento, o produtor perderá o acesso ao credito de financiamento com juros menores no PRONAF. A informação que temos é de que haverá possibilidade de regularizar, porém ainda não há uma definição de como será feito esse procedimento”.

Para os que deixaram para a última hora resta torcer para uma nova prorrogação. Tramita no Governo Federal, uma Medida Provisória para prorrogar o prazo do Cadastro Ambiental Rural no Brasil, passando para 31 de dezembro de 2017. A MP já foi aprovada na Câmara dos Deputados, mas passará ainda pelo Senado e pela Presidência da República.