Ipumirim é sede da 7ª MOCISC. Feira acontece hoje a partir das 9:00 horas

O município de Ipumirim, sedia nesta quinta feira, dia 17, a X Feira de Ciências e Tecnologia e 7ª. Mostra Científica da Região do Contestado – MOCISC. Ao todo, participam do evento 74 trabalhos escolares desde o pré escolar até o ensino médio e EJA. A Mostra é promovida pela Universidade do Contestado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional de Seara, participam da Feira os municípios que fazem parte da  abrangência da instituição.

Os trabalhos classificados em Ipumirim irão participar da 7ª.MOCISC, etapa final no dias 26 de outubro de 2017 em Concórdia, SC. Serão classificados  Um trabalho de Educação Infantil; Dois trabalhos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);  Dois trabalhos do Ensino Fundamental (6º ao 8º ano);  Um trabalho do Ensino Fundamental (9º. ano);  Quatro trabalhos do Ensino Médio ou Ensino Médio profissionalizante (1º. e 2º. anos);  Um trabalho do Ensino Médio ou Ensino Médio profissionalizante (3ª. ano);Um trabalho de Educação de Jovens e Adultos;  Um de Educação Especial.

Serão classificados ainda 03 trabalhos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio Regular/ Inovador/ ou EJA, e um Técnico Profissionalizante da rede pública estadual que participarão da X Feira Estadual de Ciências e Tecnologia da Educação Básica em Florianópolis em data a ser definida pela Secretaria de Educação de SC. Os trabalhos classificados de alunos do 3º Ano do Ensino Médio e alunos do 9º. Ano Ensino Fundamental, participarão na etapa final da MOCISC, porém não poderão concorrer às Bolsas Científica do CNPq em função da mudança de nível de ensino em 2017 e concorrerão aos troféus, conforme regulamento da etapa final.

A Secretária de Educação, Cultura e Esportes do município de Ipumirim, Ione Farina, comenta que o município está muito feliz em estar sediando este evento. “A feira acontece para envolver a comunidade escolar, proporcionando a interação e a troca de experiências entre estudantes, professores e comunidade. Temos excelentes trabalhos e essa dedicação merece méritos a todos os envolvidos”.

A MOCISC iniciou em 2011,e tem como objetivo proporcionar aos professores e alunos da Educação Básica, a integração do conhecimento nas áreas das Ciências sociais, exatas, humanas, biológicas e da saúde. A Universidade do Contestado realiza a Mostra anualmente.

Devido a região de abrangência da UnC, definiu-se como estratégia a realização de etapas regionais, tendo como referência as Agências de Desenvolvimento Regional – ADRs. Desta forma, são realizadas cinco mostras regionais classificatórias, nos municípios de Canoinhas, Concórdia, Curitibanos, Mafra e Seara onde estão centralizadas as Agências, abrangendo em torno de 35 municípios.