Município realiza campanha de conscientização ao envelhecimento ativo e saudável

Idosos de Ipumirim estão recebendo nos últimos meses um trabalho diferenciado desenvolvido pelo município. Além dos programas já realizados e do acompanhamento da administração, foi desenvolvida recentemente a campanha de conscientização do envelhecimento ativo e saudável, com ações e palestras voltadas aos cuidados da saúde física e mental dos idosos.

A campanha consiste na busca pela qualidade de vida do idoso, através de uma alimentação adequada e balanceada, prática de exercícios, convivência social e atividades prazerosas que mantenham o idoso ativo física e psicologicamente. As atividades são desenvolvidas nos grupos, mas são destinadas a todos os idosos do município.

Para abranger o maior número possível de pessoas da terceira idade, todos são convidados para as palestras e encontros, mesmo que não sejam participantes. Além disso, é desenvolvido um símbolo e um folder que são entregues aos participantes como forma de lembrete sobre os cuidados indicados na campanha.

A ação é custeada com recursos do fundo municipal do idoso. Onde o município repassa anualmente um montante de R$35 mil e os valores são aplicados em atividades aprovadas pelo conselho municipal do idoso. Com auxilio desse recurso, e uma participação do poder público, foram custeados os valores para a campanha e aquisição de mil símbolos, que são escolhidos sempre com o intuito de que o idoso possa utilizar e lembrar das ações.

O vice prefeito Hildo Carlos Sabadin, destaca a importância em realizar atividades de estimulo para os idosos. “Nosso foco está em melhorar as condições de vida dos Ipumirinenses e com os idosos nossas ações são ainda mais concentradas porque a idade não é sinônimo de doença, e a prevenção é garantia de melhor qualidade de vida”, explica.

Algumas atividades desenvolvidas

Dentre as ações esta o estimulo para cuidar da saúde através de consultas, onde o município oferece além das consultas básicas, diversas especialidades e auxílios para exames, remédios e outras necessidades. Incentivo a pratica de atividade física com hidro e academia gratuita e acompanhamento profissional, palestras preventivas para cuidados com alimentação, saúde mental, quedas, qualidade do sono e curso para cuidadores de idosos.