Melhorias da creche vêm ampliar a qualidade de atendimento aos alunos.

A Secretaria Municipal de Educação está sempre preocupada em garantir a qualidade no atendimento de seus educandos, bem como, dos profissionais que atuam na educação. Visando proporcionar melhores condições para atender as 179 crianças que frequentam a Creche Municipal Danilo João Cason, foram realizados diversos investimentos no decorrer deste ano.

Na infraestrutura destaca-se a construção de uma Sala de Amamentação: o espaço é destinado para que as mães tenham privacidade e conforto para amamentar seus filhos. O objetivo também é estimular o aleitamento materno, garantindo que as mães não interrompam o período de amamentação quando a criança entra na creche, já que a licença maternidade é, na maioria dos casos, de apenas quatro meses.

Outra aquisição realizada, em parceria com a APP, foi o Cadeirão para Crianças: que facilita muito a alimentação dos pequenos da turma do Berçário II – A. A creche Danilo João Cason é uma das únicas unidades públicas da região a fazer esse investimento. O momento da alimentação é extremamente importante, porém a criança deve estar em posição confortável e segura. Na hora de comer é também hora de aprender e se desenvolver, além do valor nutricional, a refeição para as crianças está diretamente relacionada ao desenvolvimento da autonomia e de vínculos afetivos, é um momento para que a criança seja estimulada à comer todos os tipos de alimentos, sentir o cheiro, o sabor, a textura, manipular os talheres, aprender que existe uma rotina, ou seja, horários para as refeições, momento para fazer a higiene antes e depois da alimentação. Tudo isso e muito mais é desenvolvido no momento que a criança está sendo alimentada.

Ainda, foram substituídos todos os colchonetes utilizados na instituição por Caminhas Empilháveis. Este mobiliário é funcional, pois é desmontável, empilhável e seu processo de higienização é prático. Assim, o horário do soninho dos pequenos é mais confortável, higiênico e seguro. Visto que, o dormir adequadamente é fundamental para melhorar a atenção, comportamento, aprendizagem e controle emocional das crianças.

Além das mudanças estruturais, também foi ampliado o quadro profissional da instituição, sendo que atualmente, a creche conta com o trabalho ativo de quatro pedagogas. Visto que a formação começa na base, é na educação infantil que começamos a formar o alicerce dos nossos futuros adolescentes. E tudo isso está sendo possível pela priorização da gestão em empregar políticas públicas educacionais com resultados e efetivação.