Prefeito emite nota falando sobre situação d COVID 19 no município e pede ajuda da população quanto a prevenção

Diante da atual condição que nos encontramos e das últimas notícias, no que se refere ao COVID 19, eu como gestor, me dirijo a cada cidadão de Ipumirim para dizer e compartilhar com vocês o quanto esta situação está sendo difícil para todos.

É natural perante o agravamento das últimas informações sentirmos medo, insegurança e até raiva, mas precisamos ter consciência de que este fato afeta o mundo inteiro e infelizmente ainda não há solução. Ninguém tem um manual ou uma fórmula a seguir.

Temos dados de outros países e cidades e sabemos do caos que pode ser instalado em questão de dias.  A administração vem acompanhando todas as medidas tomadas pelos governos Federal e Estadual e em vista disso, intensifica o alerta da gravidade.

Volto a repetir: a única coisa a fazer é ficar em casa quem puder. Nada de vir famílias inteiras circular pela cidade sem necessidade, como vimos na última semana. Se precisar sair use máscara, luva mantenha distância e redobre a higienização. Comerciantes, usem todos os equipamentos de proteção inclusive máscara e estabeleçam regras. Temos serviços essenciais tanto na área pública quanto privada que não podem parar, porém precisamos dar continuidade, com segurança para as pessoas.

Não é momento de pânico, mas é preciso cautela sim. Infelizmente o vírus se instalou em nosso município e não há como identificar ou contraí-lo apenas para um ponto. Todos estamos susceptíveis a infecção.

Não podemos negligenciar ou subestimar a gravidade da situação. Não vamos esperar os números se tornarem mais alarmantes para tomarmos os devidos cuidados. Eu conto com a ajuda de todos vocês.

Quanto às atuações da prefeitura, a administração está contatando junto a CDL e gerentes das empresas locais, para ouvir quais ações poderão ser intensificadas a partir de agora para aumentar a proteção dos funcionários.

No comércio, a Vigilância Epidemiológica estará intensificando os cuidados e intervindo se sentir que alguma das medidas não está sendo cumprida. A Policia Militar vai intensificar a fiscalização e a circulação de pessoas e se necessário notificar.

A administração está encaminhando pedidos para fabricação de máscaras e compra de materiais de proteção para os servidores públicos.

Na Saúde, foram estendidos os horários de atendimento e estamos reforçando o comunicado de que as pessoas devem procurar apenas em casos de urgência e sempre antes entrar em contato pelos telefones divulgados pela secretaria.

Cuidem de vocês e das suas famílias!

Tem muita coisa boa para fazermos em casa. Quem puder ficar, fica.

Conto com a compreensão de todos.

Volnei Antônio Schmidt

Prefeito de Ipumirim