Você sabe quais exames estão disponíveis para identificar o Coronavírus e qual o indicado a fazer?

A Vigilância Epidemiológica de Ipumirim está realizando diariamente inúmeros testes para casos suspeitos da Covid 19. As coletas acontecem na unidade de saúde e os exames são encaminhados para o laboratório.

A grande maioria das coletas são realizadas através das  amostras colhidas das vias respiratórias do paciente com uma espécie de cotonete, que é chamado teste RT-PCR, ou PCR em tempo real.

Foi com essa técnica, que médicos do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, depois de pesquisar em laboratório métodos de teste para identificar o novo coronavírus, chegaram ao diagnóstico do primeiro paciente confirmado com Covid-19 no país, noticiado em 26 de fevereiro. É um exame apurado e preciso.

Além desse, também é disponibilizado os exames de anticorpos. São exames sorológicos, feitos a partir de coleta de sangue, o laboratório analisa se o paciente teve contato com o novo coronavírus não pela presença do vírus, mas de anticorpos produzidos pelo organismo a partir do contato com ele.

Outra análise de  anticorpos é feita através do teste rápido que é tirado sangue de uma “furadinha” na ponta do dedo. Os resultados  deste exame podem ser lidos em 15 minutos, porém há grandes possibilidades desses resultados serem  imprecisos: a quantidade de falsos negativos é maior em comparação aos testes moleculares e exigem profissionais treinados para a interpretação dos resultados.

 

Diferença entre os testes da Covid-19

 

 –  Os testes moleculares são indicados para identificar infecção ativa. Se a pessoa teve contato com o vírus há poucos dias e começou a apresentar sintomas, faz o teste molecular.

 – Os testes sorológicos são mais indicados para apontar se a pessoa já teve contato com o vírus e se desenvolveu anticorpos. Por isso, precisam ser feitos passado mais tempo do surgimento de sintomas, com 14 dias ou mais de intervalo.

 – No caso dos testes rápidos, a janela para testagem costuma ser entre o sétimo e o décimo dia. São os testes que podem orientar as autoridades, por exemplo, no entendimento do alcance e da disseminação da doença entre a população.