CONAE debate temas educacionais no município

Na última terça feira, 23, foi realizada a IV Conferência Municipal de Educação (CONAE), que trouxe o tema “Inclusão, equidade e qualidade – compromisso com o futuro da educação brasileira”. O evento ocorreu no Centro de Convivência dos Idosos, e reuniu diversas autoridades municipais, profissionais da educação e alunos.

Durante a ocasião, foram debatidos três eixos de atuação, os quais contam com sub-eixos voltados à qualidade de ensino e outros tópicos. O primeiro eixo leva o título de “O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas”, e inclui tópicos como equidade, valorização dos profissionais da educação, gestão democrática, inclusão, limites e necessidades impostos por crises e o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica.

O segundo eixo leva o nome de “Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da educação”, e prioriza discussões sobre a inovação, tecnologias, oferta de educação aberta e a distância. Também entram em pauta neste eixo práticas pedagógicas, formação de professores e infraestrutura física e tecnológica que permitam a ampliação da conectividade, o acesso à internet e a dispositivos computacionais.

Por fim, o debate sobre terceiro eixo do evento foi responsável por trazer à tona assuntos como financiamento da educação, políticas inter-setoriais e regimes de colaboração na área.

A Secretária Municipal de Educação ressalta a importância da conferência, pois momentos como este são de extrema relevância para que possamos ter uma educação de qualidade.