Concurso Biblioteca do Pequeno Leitor de Ipumirim já tem 28 selecionados para publicação de Livro

A Prefeitura Municipal de Ipumirim, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e pela Fundação Cultural Felix Bonissoni, promoveu o Concurso Biblioteca do Pequeno Leitor – Ano X 2012. Trata-se de uma coletânea de textos, dentre histórias, narrativas, contos, poemas e crônicas, com ou sem ilustração, criados pelos alunos das escolas do município. O concurso foi lançado ainda no mês de abril, onde os professores puderam trabalhar em sala de aula durante o ano.

O concurso tem como objetivo fomentar a ideia de que a escola não é somente um espaço de transmissão de conhecimento, mas sim, de produção de conhecimento, desenvolvimento da criatividade, incentivando, valorizado e divulgando a criação textual produzida nas escolas.

Para avaliação os textos passaram pelos critérios de criatividade, originalidade no texto, relação entre texto e desenho, produção textual condizente com a idade do autor, presença de aspectos próprios do gênero de texto escrito e identificação com a realidade comunitária atual ou passada.

A escolha dos trabalhos foi feita no último dia 14, por uma comissão avaliadora composta por três profissionais da área de educação. Foram selecionados 28 textos que serão publicados em livro com lançamento previsto para o mês de abril de 2013, na semana do município.

Aos vencedores será conferido o Troféu Jovem Escritor, a publicação em livro, camiseta personalizada e certificado de participação. Os vencedores juntamente com os professores orientadores receberão ainda como prêmio uma viagem de estudos.

Segundo a coordenadora geral do Concurso, Marilei Carpinelli, o objetivo principal é mostrar para a comunidade os trabalhos realizados dentro da sala de aula, destacando a importância cultural constantes nos textos. "A maioria dos trabalhos representam, através da escrita, o dia a dia dessas crianças, adolescentes e jovens. Narram o cotidiano, um resgate cultural das famílias ipumirinenses, que terão registrado em livro seus costumes e expressões culturais", destaca ela.

Classificados para a coletânea:

Creche Municipal Pedacinho do Céu- Pré II
Creche Municipal Pedacinho do Céu- Pré I
Núcleo Educacional Municipal Prefeito Isidoro G Savaris – São Rafael -Pré I Núcleo Ed. Municipal Professor Claudino Locatelli- Pré I
Creche Municipal Pedacinho do Céu- Maternal II A
E os alunos: Lenoir Telles da Silva – Mateus Martini – Jeferson Alan Roy – Yasmim Mueller Schmidt – Guilherme Cavalieri- Ester Tesch- Cauane Evelyn Pidt Perondi- Jenifer Divensi – Jamile R. de Souza Hubner -Daniele Brustolin Rosa – Maria Eduarda Fontana Vasselai – Murilo Scherer – Ana Caroline Treméa – Talita Bellé – Ana Luiza Krebs – Estefani Beatriz Tesch – Jéssica Suélen Selzlein Zastrov – Ediana Machado – Amanda Guerini – Darlan Rohde – Camila Beltrame Gregolon.