Encontro da SDR em Ipumirim

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 7, em Ipumirim a reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da SDR de Seara, que contou com a participação do Secretário Adjunto de Planejamento de Santa Catarina, Túlio Tavares e do Coordenador Regional da Defesa Civil Luciane Peri.

Tavares falou sobre a importância do Conselho de Desenvolvimento para o município. Explicou também sobre as novas normas de trabalho para o Sistema de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF), para o encaminhamento de propostas. A partir de agora, os municípios precisam primeiro buscar os recursos, junto ao governo do estado, para depois encaminhar as propostas as SDRs. Após a aprovação do Conselho de Desenvolvimento Regional é que o projeto vai para empenho e em seguida para liberação.

Depois, Luciano Peri fez uma breve apresentação da reestruturação da Defesa Civil de Santa Catarina e dos recursos anunciados. Cerca de R$ 1 bilhão de reais estão sendo destinados para prevenção e monitoramento da Defesa Civil no estado. De acordo com Peri, Santa Catarina é o estado brasileiro mais atingido por catástrofes nos últimos 25 anos. "Esse recurso será destinado à compra de equipamentos para ações efetivas e preventivas e fará com que a nossa entidade se torne a mais estruturada do país". No próximo encontro do Conselho, o Coordenador estará participando para falar sobre as novas leis da Defesa Civil e os processos corretos para liberação de recursos em situações de emergência.

Também foram aprovados recursos que serão encaminhados ao estado para os municípios de Ipumirim, Xavantina, Lindóia do Sul e Itá. Ipumirim encaminhou pedido de cerca de R$ 450 mil que serão destinados para a aquisição de aparelho de raio-x, ultrassonografia e mamografia, aquisição de uma mini-carregadeira Bobcat, melhoramento das estradas do interior, realização do Festival da Canção e da Feira do gado de leite e ovinos.

O prefeito de Ipumirim e anfitrião do encontro, Valdir Zanella, falou que a vinda da reunião para Ipumirim é a esperança de fazer acontecer alguns projetos para o município. Entre eles, dar sequência aos trabalhos para o asfaltamento da SC 154, que liga Ipumirim a Vargeão. "Sabemos que os municípios vivem um momento de preocupação financeira, principalmente para fazer acontecer os deveres e compromissos assumidos com a sociedade, mas estamos avançando e temos boas perspectivas de sermos beneficiados", destaca o prefeito Zanella.

A próxima reunião do Conselho será em Itá, com data a ser definida.

Fonte: Juliane Rell – Assessora da Prefeitura / PG Comunicação