CDL promove capacitação em cobrança para associados

A Câmara de Dirigentes lojistas de Ipumirim (CDL), realizou na semana passada um workshop sobre cobrança para os associados. A palestra foi ministrada pelo advogado Rodrigo Titericz, que faz parte do Comitê Nacional de Cobrança do SP. Ele trabalha no SPC de Florianópolis há 13 anos e atende 170 CDLs em Santa Catarina.

Conforme o advogado, a cobrança é hoje a maior dificuldade do lojista. "Minha visita não é propriamente uma palestra, mas sim uma troca de informações". Titericz, explica que procura discutir com os lojistas a realidade local e repassar algumas dicas. É importante o associado cativar e também se assegurar de todas as maneiras de informações que façam com o que o cliente inadimplente seja facilmente localizado. "Não existe uma fórmula mágica para cobrar. Na verdade a cobrança nada mais é do que o reflexo da venda", explica.

Para o presidente da CDL de Ipumirim, Hildo Carlos Sabadin, essa troca de ideias é fundamental para que o associado esteja informado de como pode agir e das maneiras viáveis de conseguir cobrar suas contas. "Nosso associado precisa ter em mente de que o comércio é dele. Se o cliente efetuar uma compra ele terá a responsabilidade de pagar. Porém, essa nem sempre é a realidade. Portanto, o lojista possui diversas maneiras de receber suas contas e sendo associado da CDL se torna mais fácil". A CDL de Ipumirim, promove freqüentes encontros e também proporciona aos associados possibilidades para participar de capacitações.

Para a empresária Paula Menin, esse encontro abriu novos leques para uma venda com mais qualidade. "É muito importante essas reuniões promovidas pela entidade. Nessa troca de informações, aprendemos melhor como nos postar diante de nossos clientes. Agregamos valor ao fazer nossas vendas conquistando novas pessoas e melhorando nosso atendimento. E como o palestrante ressaltou, recebendo em dia. Pois, na maioria das vezes, a cobrança é o resultado de uma boa venda", destaca.

Fonte e Foto: Juliane Rell ASCOM Prefeitura de Ipumirim
PG Comunicação