Projeto “Criança Saudável, Criança Feliz”

Preocupados com o grande número de crianças obesas e com o aumento, cada vez mais frequente, dos problemas que a obesidade vem causando a professora de Educação Física, Dilviana Cason (Kuky), com apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do município está realizando o projeto "Criança Saudável, Criança Feliz". Cerca de trinta crianças de 8 a 16 anos participam dos trabalhos. O objetivo principal é fazer com que elas percam peso com saúde estimulando as atividades físicas e se alimentando de maneira adequada.

O projeto tem acompanhamento de professor de educação física, psicólogo, médico e nutricionista e é desenvolvido duas vezes por semana com atividades de caminhada, hidroginástica e exercícios localizados. Em casa também os pais colaboram policiando os filhos na alimentação e se adaptando a uma reeducação alimentar. Os trabalhos físicos iniciaram a cerca de um mês e os primeiros resultados são visíveis. "Das 30 crianças que participam metade delas perdeu peso, notavelmente", comenta a professora.

 

Pais aderem ao projeto
Cidiclei Farina Castro, mãe de Emilly Soares Castro, de 11 anos, acompanha sempre que possível a filha nas atividades. "Estou muito contente com os resultados. Nós como pais queremos deixar nossos filhos à vontade e estamos errados. Na verdade nós sabemos como educá-los corretamente para uma vida mais saudável, mas faltava um empurrãozinho. O projeto veio a caliar com essa necessidade", destaca. A mãe conta que em casa tudo mudou: "Nossa alimentação em casa era praticamente industrializada. Refrigerante e biscoitos todos os dias, agora estamos nos reeducando. As frutas, legumes, vegetais e integrais fazem parte do cardápio diário de toda a família".

Eduarda Rossetto é outra participante, ela conta com a força de vontade e com o apoio da família e já se sente muito feliz. "Não é tão difícil, basta a gente se controlar. Antes eu comia o que tinha vontade, principalmente doces . Hoje olho a quantidade de calorias antes de comer". Rosane Rossetto, mãe de Eduarda também está muito feliz. "Achei o projeto muito vantajoso, não só por estética, mas também pela saúde. As crianças fizeram uma série de exames e em casa nós auxiliamos na alimentação e incentivamos a prática de exercícios".


Número de obesos já é maior que o de desnutridos
A obesidade na infância é um problema nutricional que mais rapidamente cresce no mundo. No Brasil o número de crianças obesas já é maior do que o de desnutridas, sendo que 15% dos jovens brasileiros também estão acima do peso. Em Ipumirim, 662 alunos do Núcleo Educacional Claudino Locatelli foram pesados, medidos e avaliados. O IMC de 232 desses alunos estava acima do adequado. "Quando iniciei o projeto no papel não tinha ideia de que o número de crianças acima do peso fosse tão grande", comenta a professora Kuki. Como a obesidade infantil é uma doença de difícil tratamento, a grande arma que se possui é a prevenção.

 

 

Fonte: Juliane Rell – ASCOM da Prefeitura de Ipumirim
PG Comunicação