Ipumirim realiza Dia D de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero

No Brasil existem cerca de seis milhões de mulheres, entre 35 a 49 anos, que nunca realizaram o exame citopatológico do colo do útero (Papanicolaou). Faixa etária onde mais ocorrem casos positivos de câncer do colo do útero. As consequências são milhares de novas vítimas a cada ano. Mulheres que, se tivessem tratado a doença a tempo, poderiam estar vivendo hoje uma vida normal. Por isso, o Ministério da Saúde continua trabalhando para assegurar, ao maior número dessas mulheres, acesso às Unidades de Saúde e ao exame citopatológico.

Neste dia 26, é o dia D de prevenção ao câncer de colo de útero. A Secretaria de Saúde de Ipumirim atende das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia para as mulheres que queiram fazer o exame. Durante todo o mês de outubro a Unidade de Saúde também atende no horário do almoço para fazer o preventivo. O secretário de saúde, Jacir Bonissoni, explica que essa é uma possibilidade a mais para que as mulheres que trabalham durante o dia posssam ter um horário para fazer o exame.

A Secretaria de Saúde comunica ainda que na segunda-feira, dia 28, não haverá atendimento na Unidade de Saúde em função do feriado em comemoração ao Dia do Servidor Público Municipal.

Fonte: Juliane Rell – ASCOM Prefeitura de Ipumirim
PG Comunicação