Projeto de alfabetização resgata o encantamento pelo aprendizado a leitura

O Seminário de encerramento da 1ª etapa de formação dos professores alfabetizados do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi uma aula de conhecimento para professores e participantes. O encontro foi realizado na última sexta-feira e contou com a presença de um grande número de educadores, pais e também alunos, que auxiliaram os professores na apresentação de seus trabalhos.

Cada um dos 16 professores, que participam da graduação, apresentou um projeto relacionado a atividades que despertou o interesse e incentivo a alfabetização. Todas as professoras trouxeram resultados excelentes após a aplicação de exercícios de incentivo à leitura. As educadoras buscaram ensinar através de diferentes atividades com brincadeiras, trabalhos extraclasse e atividades de grupo.

Para a professora Gabrieli Fracasso, a aplicação dessas atividades trouxe mais alternativas para os alunos que tem maior facilidade na descoberta da leitura e proporcionou novos desafios a quem tem mais dificuldades, incentivando o aprendizado de maneira divertida e cativante. "Percebi que através das brincadeiras e das atividades em grupo os alunos tinham mais alegria e interesse em aprender".

A professora Janete Neis, destacou também a integração entre os alunos. "Os alunos passaram a se ajudar mais. Quando um não conseguia os outros auxiliavam e todos aprenderam juntos". As professoras apresentaram também o índice de alunos alfabetizados de cada turma. Em todas as turmas de primeiro ano apenas 1 ou 2 alunos está na fase de conhecimento silábico e a maiorias desses alunos, que ainda não estão lendo, são crianças que vieram de outras escolas recentemente.

A coordenadora do curso Marisa Pick Baller destacou a importância desse aprendizado. "A Administração Municipal foi muito feliz quando aderiu a esse programa. O curso fez repensar o processo de aprendizagem no município. O trabalho dos professores trouxe de volta o encantamento na alfabetização que tinha se perdido. O projeto foi produtivo e teve uma grande evolução na dinâmica e na vontade dos professores, isso vai fazer diferença e vamos sentir os resultados com maior intensidade daqui uns três anos".

Ainda nesta semana os professores participantes do curso, juntamente com a coordenadora Marisa, e os gestores da Secretaria de Educação se reúnem para definir qual o trabalho que representará o curso no Seminário estadual de finalização do curso, dias 24 e 25 de novembro, em Treze Tílias.

Fonte: Juliane Rell – ASCOM
PG Comunicação