Ipumirim decreta situação de emergência

A exemplo de outros municípios da região, Ipumirim também deve decretar, nas próximas horas, situação de emergência. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira, dia 06, após reunião com a Defesa Civil e Administração Municipal.

Conforme o prefeito Valdir Zanella, a Defesa Civil sugeriu que seja feito o decreto devido aos danos ocorridos. Os maiores prejuízos foram contabilizados no interior, onde houve deslizamentos de terra atingindo construções de aviários e chiqueiros. As estradas também foram bastante prejudicadas e alguns danos foram contabilizados também na parte central da cidade.

Zanella explica que após o decreto o município ainda precisa da aprovação do estado para que se possa conseguir recursos e buscar alternativas para reaver os danos.

Propriedades atingidas pela chuva no interior de Ipumirim

Antonio Presotto – Orestes Guimarães
Deslizamento de terra atingiu um aviário de 140 metros. Desses, 50 foi destruído levando abaixo a construção. O alojamento havia sido feito há três dias. Cerca de três mil pintinhos morreram.

Adilson Weirich – Linha Progresso
Deslizamento de terra e árvores de eucalipto atingiram parte do aviário. Dos 140 metros de construção, 40 foram atingidos. Não havia frangos no dia do acontecimento.

Lari Zastrow – Linha Progresso
Nove baias de um chiqueiro foram invadidas pela terra e grande parte da construção foi tomada pela lama. Os suínos em fase terminal de engorda foram retirados no dia seguinte. A construção existe há oito anos e essa é a primeira vez que acontece esse tipo de incidente. O chiqueiro foi atingido por um deslizamento de terra de uma extremidade de 30 metros de comprimento por 20 de altura. A fenda de terra se soltou de um potreiro que está logo acima da construção.

Nestor Hilesshein – São Rafael
Um deslizamento provocou entupimento de valas e uma grande quantidade de água invadiu o aviário. A terra também entortou o silo de ração que fica próximo. Os frangos haviam sido carregados há poucas horas antes do acontecimento.

Maurício Fritch – Lageado Borges
Deslizamentos de terra atingiram dois aviários. Os danos foram somente na parte externa. O interior não foi atingido. O proprietário buscou fazer as primeiras melhorias e aguarda as máquinas da Prefeitura para realizar a conclusão dos trabalhos.

Fonte: Juliane Rell – ASCOM
PG Comunicação