Médica cubana começa a atender nesta semana em Ipumirim

Edenny Leyva Gamboa, 45 anos, é a médica cubana que irá auxiliar nos trabalhos de saúde, atendendo a demanda de pacientes de Ipumirim, a partir desta semana. Simpática, acessível e distinta, Edenny é natural de Cuba, atuou na área da medicina em seu país de origem e esteve por dois anos exercendo a função na Venezuela. Ela chegou em Ipumirim no mês de abril, desde então vem se familiarizando com a cidade e conhecendo o trabalho da saúde disponibilizado pelo município.
A profissional de saúde faz parte do Programa "Mais Médicos", disponibilizado pelo Governo Federal, que tem como objetivo melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, aumentar os investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Nas últimas semanas ela participou ativamente de visitas no interior e também se inteirou das atividades da Unidade de Saúde. A partir de agora ela também terá disponibilidade para atendimento em consultório. Sobre o novo trabalho, Edenny avalia como um desafio positivo que possibilita oferecer melhor qualidade ao atendimento, principalmente aos municípios menores e comunidades com menos recursos, oferecendo saúde com melhor qualidade.
Quanto a Ipumirim, ela julga ser um município grande pela quantidade de profissionais disponibilizados para atender, pela estrutura da Unidade de Saúde e também pela qualidade oferecida na saúde comunitária. "É muito importante que quando se disponibiliza o trabalho da saúde, se ofereça com qualidade", destaca.
Ipumirim conta atualmente com quatro profissionais médicos atendendo na Unidade e um médico no hospital, 10 veículos realizando transporte de pacientes e três equipes de Saúde da Família. O serviço de saúde é disponibilizado 24 horas, através do Hospital São Camilo. A Secretaria de Saúde possui convênios com hospitais e clínicas facilitando e agilizando o atendimento aos pacientes.

                                          

Fonte: Juliane Rell – ASCOM
PG Comunicação