“DEFESA CIVIL NA ESCOLA”: PROJETO FOI DESENVOLVIDO EM UNIDADE DE ENSINO DE IPUMIRIM
Com o objetivo de melhorar e preparar a população para enfrentamentos de possíveis desastres, com mais resiliência, a Defesa Civil Municipal desenvolveu o Projeto Pedagógico do Programa “Defesa Civil na Escola”, na Escola de Educação Básica Benjamin Carvalho de Oliveira, em Ipumirim. A proposta visou capacitar professores e alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, para atuarem de forma compartilhada e eficaz na gestão de risco de desastres, junto à comunidade ipumirinense.
A proposta pedagógica tem como objetivo promover ações que aumentem a resiliência nas comunidades, frente aos possíveis desastres, sendo que os alunos, em conjunto com os professores, foram protagonistas de diversos eventos realizados na Escola, com desenvolvimento de atividades que abrangeram toda a instituição de ensino.
Três etapas marcaram as atividades pedagógicas desenvolvidas. Na primeira ocorreu palestra com convidados representantes da Defesa Civil, apresentando a estrutura do órgão estadual para o desencadeamento das ações preventivas e de respostas aos desastres, como também atividades desenvolvidas pelo órgão municipal. Os palestrantes foram o Sargento do Corpo de Bombeiros Militar e Coordenador Regional da Defesa Civil de Concórdia, Adilson de Oliveira, representante da Defesa Civil do Município de Ipumirim, Janiel Giron, e o antecessor da Defesa Civil do Município, Gilmar da Rosa.
Na segunda fase, ocorreu a culminância de temas sobre principais desastres naturais ou provocados pelo ser humano, a partir de apresentações dos alunos multiplicadores do 7º ano do Ensino Fundamental. Entre os temas destacou-se: vendaval, inundação, seca, deslizamento, queimada e granizo.
Vários momentos marcaram a finalização da terceira etapa, entre o treinamento com professores, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com setor administrativo, concluindo com a elaboração do Plano de Abandono, onde o mesmo foi colocado em prática com a realização de um simulado, envolvendo alunos, professores, equipe administrativa, Bombeiros e Polícia Militar.
O simulado foi coordenado pelo representante da Defesa Civil do Município. “Os benefícios trazidos para a instituição de ensino foram de grande valia, os estudantes se tornam multiplicadoras e replicadoras das práticas nos espaços de convivência, socializando práticas com colegas da escola, passando a ter uma nova consciência de atitudes preventivas e de como proceder em caso de um evento adverso, tomando os devidos cuidados de autoproteção. Esta proposta pedagógica promoveu mudança de comportamento tornando-os mais responsáveis, comprometidos e protagonistas”, confirma Janiel.
Segundo ele, os benefícios também se estenderam para a comunidade local, divulgando através dos meios de comunicação o cuidado com o meio ambiente, a adoção de práticas de prevenção, uma comunidade escolar melhor preparada para enfrentar as adversidades, com percepção do risco. “Ações como esta nos proporcionam a capacidade para o enfrentamento do que pode ser possível e do que pode ser considerado desastre. Todo o processo, desde o momento da capacitação até a efetivação da prática percebe-se uma comoção diante do inesperado, unindo forças físicas e emocionais para o sucesso do processo”, representante da Defesa Civil do Município.