Aspectos Geográficos

LOCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

No Estado

    A divisão político-administrativa inclui Ipumirim na Microrregião, pertencente à AMAUC – Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, que é composta atualmente por 15 municípios e que tem  sua sede em Concórdia. São eles: Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Concórdia, Ipira, Itá, Lindóia do Sul, Paial, Peritiba, Piratura, Presidente Castelo Branco, Seara, Xavantina, Irani e Ipumirim.

Posição Geográfica

      Limites territoriais: ao Norte, Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada e Vargeão; ao Sul, Arabutã e Seara, a Leste: Lindóia do Sul e Concórdia, e a Oeste, Seara e Xavantina.

Características do Clima

      O clima segundo Koppen, classifica-se como mesotérmico úmido, sem estação seca, com verões frescos, apresentando uma temperatura média anual de 18 graus C . Índice pluviométrico anual entre 2.000 a2.200 mm.

Bacia Hidrográfica

      O município é banhado pelos Rios Irani, do Engano e Jacutinga que vão desaguar no Rio Uruguai.

Relevo

      É constituído de um planalto de superfícies montanhosas e onduladas fortemente dissecadas de formação basáltica, cujo solo possui fertilidade média, situado em relevo forte, ondulado e montanhoso,  dificultando e restringindo o manejo da terra.

Como chegar à Ipumirim –

     Acesso pelas rodovias BR 282/SC-473, passando por Arabutã. Ipumirim está a 33 Km ao norte de Concórdia.