IPUMIRIM TEM 57 FAMÍLIAS BENEFICIADAS PELO CADÚNICO
O CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais, é um instrumento de coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda.
No município de Ipumirim, o programa atualmente conta com 401 no cadastro, mas destes apenas 57 famílias beneficiárias do auxilio Brasil.
A coordenadora do CadÚnico Auxilio Brasil Claudira Andréia Kammers Costa, ela juntamente com outra colaboradora, digitadora digital Lucimara Machese, tem a responsabilidade de inserir os dados na plataforma do Ministério da Cidadania e a seleção, com base nesses dados fornecidos pelo cidadão(a), faz a seleção.
A seleção para aprovação ou não do benéfico, tem como base todos os dados coletados e que se enquadre em renda per capita.
Após a aprovação do beneficio, o contemplado precisa manter o cadastro atualizado, acompanhamento vacinal, freqüência escolar e para quem for gestante o acompanhamento pelas Secretarias de Saúde e Assistência Social.
A coordenadora Claudira Costa lembra que já foi liberada a primeira parcela de beneficio deste ano referente ao mês de janeiro e nos próximos dias serão liberados a segunda parcela.
Em caso de dúvida existem três canais de atendimento. O número 121, do Ministério da Cidadania, reúne informações e é central de denuncias.
O número 111 é o canal de atendimento ao Cidadão da Caixa Ecônomica Federal, congrega informações sobre o cartão e o saque do benefício e também pelo aplicativo do programa, d Caixa Econômica Federal, disponível para downloads gratuito nas lojas virtuais.