DIA DA ÁRVORE: 700 MUDAS SÃO PLANTADAS ÀS MARGENS DO RIO ENGANO
Para comemorar o Dia da Árvore, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente junto da Administração Municipal e do Consórcio Lambari, realizaram o plantio de 700 mudas de árvores às margens do Rio Engano, no centro de Ipumirim. As mudas foram doadas pelo Horto Botânico da Usina Hidrelétrica de Itá e plantadas através de uma ação com os alunos dos Núcleos de Educação Municipal Claudino Locatelli e João Canton.
A ação foi planejada com intuito de plantar espécies frutíferas e nativas para no futuro servir de alimento aos pássaros e peixes, bem como auxiliar na preservação do rio e da mata ciliar em torno do Engano. “Queremos criar a consciência e a cultura quanto à preservação dos rios, especialmente o Rio Engano. Hoje ele é nossa principal fonte de abastecimento de água e nosso objetivo é garantir isso para as gerações futuras”, esclarece o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Nicoden.
O plantio foi programado para o dia 21 de setembro, exatamente no Dia da Árvore. Conforme o prefeito municipal, Hilário Reffatti a participação das crianças marca o início da conscientização, pois a ação é planejada para o futuro. “O adensamento das margens do Rio Engano é uma prática constante. Há anos são plantadas árvores às margens e já percebemos melhoras na oxigenação e liberação de gás carbônico, além do armazenamento maior de água através do sistema radicular das plantas. São ações que devem ser mantidas, até porque o resultado não é imediato, mas para o futuro da população ipumirinense”, enfatiza o prefeito.