DIA DE CONSCIENTIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DAS ÁRVORES
As professoras do Núcleo de Educação Municipal Claudino Locatelli têm se dedicado com os alunos nas atividades relacionadas ao Dia da Árvore. O tema foi trabalhado em sala de aula e também no laboratório pedagógico, tanto no período regular quanto no integral.
Conforme a professora da educação infantil, Vivia Formagini, o plantio de árvores é realizado há alguns anos pela escola. Em sala de aula os alunos aprenderam sobre as plantas e a importância delas para o meio ambiente e sociedade. “Embora o plantio pareça encerrar o ciclo comemorativo ao Dia da Árvore, temos ainda a ação de acompanhar o crescimento e desenvolvimento dessas plantas, observando as particularidades de cada uma”, destaca Vivia.
No laboratório pedagógico as professoras, Angeles Cristina Maia e Marciane Raimundi, trabalham vivências e experiências de forma diferenciada. O tema Dia da Árvore foi trabalhado na teoria e prática, pois os alunos saíram a campo para reconhecer e observar as diferentes espécies de plantas existentes próximas à escola. “Ao longo do ano vamos acompanhar o desenvolvimento, mas dar ênfase também aos cuidados necessários para garantir o crescimento saudável dessas árvores”, justifica a professora Angeles.
As sementes também foram apresentadas às crianças no laboratório. A professora Marciane explica que nos próximos dias os alunos vão plantar uma semente e acompanhar o nascimento, desenvolvimento e crescimento da planta. “A partir do plantio da semente os alunos vão aprender todo o processo até a fase final, entendendo a importância dos cuidados para manter a planta em condições de sobrevivência”, explica a professora, justificando que “a vivência é a melhor forma de aliar o conhecimento teórico à prática”.
A diretora do NEM Claudino Locatelli, Ilse Falabretti, destaca a parceria da Administração Municipal, secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Consórcio Lambari e Horto Botânico da Usina Hidrelétrica de Itá. “A iniciativa foi das professoras do Núcleo, mas o projeto só deu certo por conta dessa parceria forte, que viabiliza e consolida a ação de plantio das árvores”, enaltece.