PROJETO PILOTO IMPLANTADO NO NEM ORIDES ROVANI SEMEIA ATITUDES SOCIOAMBIENTAIS

A sustentabilidade ambiental e a preservação do nosso planeta são preocupações globais. No entanto, requer ações imediatas. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, junto do Núcleo de Educação Municipal Oriedes Rovanini (de Bom Sucesso) entendem que as escolas desempenham papel fundamental na conscientização, formação de cidadãos, e educação das futuras gerações sobre a importância de práticas sustentáveis.

Diante disso, foi lançado o Projeto Semeando Atitudes Socioambientais: Construindo um Futuro Sustentável. Um projeto piloto que está diretamente relacionado à preservação dos recursos naturais, à qualidade de vida e a busca por uma sociedade mais justa e equilibrada. Nesse momento o projeto é executado no NEM Orides Rovani, mas a intenção é aplicá-lo noutros Núcleos do município.

Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Nicoden, o projeto teve o envolvimento dos pais, professores e alunos. Nessa etapa, o projeto contempla o plantio de árvores em torno da escola e espaços públicos da comunidade. Nesses locais são plantados Ipê Roxo e Ipê Amarelo e Canela.  Cada uma, das cerca de 120 famílias que residem na comunidade, recebeu duas mudas de árvores para plantio e embelezamento da propriedade (Ipê Roxo e Amarelo e Manacá).

Nicoden explica que a escolha das árvores foi pensada conforme o desenvolvimento das plantas. “Optamos por espécies com desenvolvimento curto e médio para que a comunidade possa acompanhar o resultado prático do projeto. O Ipê é uma árvore símbolo da região Oeste e o Manacá é uma árvore com flores exuberantes”, justifica.

O projeto vai além do plantio, pois trabalha com a comunidade a destinação do lixo, construção de composteiras para transformar o lixo orgânico em adubo, a conscientização para a redução do lixo produzido, preservação da água e recuperação de matas ciliares. “Precisamos criar uma cultura ambiental, que as pessoas tenham a preservação como hábito/rotina”, acrescenta o secretário.

O Projeto Semeando Atitudes Socioambientais: Construindo um Futuro Sustentável é desenvolvido por etapas. Já houve o trabalho da equipe técnica da Agricultura e Meio Ambiente com os alunos, escola e comunidade. Agora o plantio das árvores. O próximo passo é construção das composteiras. Na sequência, outros temas relacionados à preservação dos recursos naturais entram na pauta, na teoria e na prática.

O prefeito municipal, Hilário Reffatti, destaca que é preciso pensar o futuro agora. “As atitudes de hoje vão refletir e perdurar por muito tempo. Não podemos esperar. As questões socioambientais são temas para tratarmos diariamente. É preciso mudar atitudes, conceitos e comportamentos para construirmos um planeta melhor para todos, preservando o meio ambiente e garantindo a qualidade de vida”, observa.