NOVOS CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS NO MUNICÍPIO
Conforme informações da Vigilância Epidemiológica e Sanitária de Ipumirim, em 2024 novos casos de Dengue foram confirmados em Ipumirim. Em Santa Catarina já são 13.002 casos prováveis da doença, apresentando um aumento de 654,8% em relação a 2023.
A Vigilância Sanitária, junto da Secretaria Municipal de Saúde, orienta a população a tomar cuidados com relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti e a disseminação da doença.
A Dengue é uma doença febril causada por vírus, caracterizada principalmente por febre alta e de início rápido. Além da febre, os sintomas mais comuns incluem dor ao redor dos olhos e no corpo, manchas avermelhadas na pele, náuseas e vômitos.
Caso apresente esses sintomas, a orientação da Unidade Básica de Saúde (UBS) é procurar atendimento médico para o tratamento correto.
TRANSMISSÃO
Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue. É menor do que os pernilongos comuns, da cor preta com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.