MUSEU CRIA MEMORIAL AO PADRE GELI GRIZZA

A Secretaria Municipal de Cultura está criando um espaço dedicado especialmente ao Padre Geli Grizza. No local estarão expostos documentos e objetos pessoais, inclusive o inseparável chapéu de palha e as sandálias de couro.

Por enquanto o acervo conta com dezenas de peças, desde condecorações e homenagens oficiais que o Padre recebeu ao longo dos anos, álbuns de fotos, livros pessoais e preferidos do Padre, a Bíblia Sagrada, documentos pessoais e tantos outros objetos que ainda não estão expostos. Conforme o diretor municipal de Cultura, Edson Bogoni, nas próximas semanas o espaço estará organizado e aberto para visitação.

Quem foi o Padre Geli Grizza?

Padre Geli nasceu no dia 26 de setembro de 1939 em Nova Bassano, na época município de Nova Prata (RS). Em 1953 ingressou no seminário e a ordenação diaconal aconteceu em Curitiba, no dia 23 de setembro de 1968.

Foi ordenado padre por Dom José Gomes, na paróquia Sagrada Família de Ipumirim, em 11 de janeiro de 1969. Durante o seu ministério atuou em várias paróquias. Porém, foi em Ipumirim que Pe. Geli exerceu o seu ministério por um tempo maior.

Ele faleceu no dia 04 de janeiro de 2017 num acidente de trânsito. Hoje o Ginásio Municipal de Ipumirim leva o seu nome, em homenagem ao Padre que era apaixonado pelo futebol local, em especial o Ser Sete de Setembro.