AGRICULTORAS DE IPUMIRIM CONCLUEM O CURSO “MULHERES EM AÇÃO: FLOR-E-SER”
O prefeito Municipal, Hilário Reffatti, participou da formatura do programa Mulheres em Ação: Flor-e-Ser. Organizado pela Epagri, o curso tem o propósito de estimular a liderança e as iniciativas de empreendedorismo e de sustentabilidade.
Conforme a extensionista da Epagri de Ipumirim, Carmem Danusia Bonissoni, o curso propõe o desenvolvimento do espírito de solidariedade e inovação, desenvolvendo iniciativas que agregam valores aos produtos, serviços e espaços. “É uma oportunidade de potencializar e criar alternativas de renda, lazer e cultura. Através desse curso a Epagri buscou mostrar novos horizontes através de tecnologias de produção, gestão ambiental e turismo rural”, explica.
Duas agriculturas e empreendedoras do município participaram do programa. Durante o curso Elizete Vivian Somariva e Marisa Spricigo Andrin desenvolveram e apresentaram um projeto voltado às propriedades.
Marisa planejou melhorias na propriedade em Lageado Lima. Entre as ações está a compra de um gerador para o aviário e melhorias no cercado. “Quando colocamos nossos propósitos no papel, conseguimos ter dimensão para planejar e executar nosso objetivo”, declara a agricultora.
A empreendedora rural, Elizete, é proprietária do Moinho Colonial Pedra Viva, localizado em Serrinha. No projeto, ela planejou investimentos em equipamentos e maquinários para a linha de produção e empacotamento do fubá, além de melhorias na área externa do moinho. “Já fiz vários cursos pela Epagri e isso tem me ajudado a empreender e realizar melhorias no meu negócio e na minha propriedade”, justifica.
O prefeito destaca que as oportunidades devem ser aproveitadas para o crescimento pessoal e profissional, bem como para aprimorar o espírito empreendedor. “O conhecimento é a base para o progresso, para o sucesso de uma propriedade. Essas agricultoras certamente são mais seguras na tomada de decisões e nas questões que norteiam a sua propriedade”, enfatiza Reffatti.