APICULTURA – VIVER DOQUE A NATUREZA PROPORCIONA
As diversidades e formas de renda que compõe a comunidade Ipumirinense, principalmente na área rural é o que torna o município forte e auto-sustentável em vários setores.
Nessa semana, acompanhando o prefeito Hilário Reffatti em visitas ao interior, destaco a conversa que tivemos com o senhor Delcio da Costa Rodrigues, morador da comunidade Linha Fragosinho que trabalha com o cultivo do mel.
A mais de oito anos no ramo, Delcio só tem elogios e satisfação em realizar a sua atividade. Ele conta que começou no ano de 2015 com apenas três colméias e hoje, passados oito anos esta com 240 colméias.
FORMA DE TRABALHO
Em parceria com alguns produtores rurais, ele tem três formas de contrato. Os produtores dispõem do espaço para alojar as colméias e ele se responsabiliza pelas demais tarefas, as caixas, cuidados e colheita. Girando de (10 a 20 por cento), e muitos se sensibilizam e até nem exigem esse percentual.
Delcio Rodrigues tem uma mini marcenaria que produz as caixas de abelhas, maquina que faz as ceras para vedar as caixas e atrair as colméias, tonel tambor para armazenamento, maquina para extrair e filtrar o mel.
Ressaltando a qualidade do mel puro sem ser salobre, ele conta com orgulho esse empenho todo já lhe permitiram vendas para regiões central do pais e por duas oportunidades o mel produzido por ele e sua família também já foi exportada para os países Estados Unidos, Austrália.
A média por ano o apicultor colhe mais de 1,5 toneladas de mel.