BOM SUCESSO TERÁ APENAS ENSINO ESTADUAL E SÃO RAFAEL SOMENTE O MUNICIPAL

A Gerência de Educação (Gered) Seara notificou o município de Ipumirim sobre a tomada de decisão com relação à gestão compartilhada das escolas de Bom Sucesso e São Rafael. A reunião, realizada hoje, dia 20, foi solicitada pela Supervisora da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Seara, Sandra Anater, para anunciar a decisão do Governo do Estado em reordenar os estudantes das duas comunidades.

A partir do ano letivo de 2024, a Escola Isidoro Giácomo Savaris, de São Rafael, vai atender apenas os alunos da rede municipal, do pré ao 5º ano. Já a Escola Orides Rovani, de Bom Sucesso, vai atender somente os alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio da rede estadual.

Segundo a Supervisora, o Estado de Santa Catarina, na figura do Governador Jorginho Mello, preza pela educação no campo. Enfatiza que a deliberação foi tomada após vários estudos pedagógicos e financeiros.  “A tomada de decisão foi feita pensando no fortalecimento da escola do campo. Em nenhum momento foi deliberada de forma irresponsável. O Estado zela pelo fortalecimento desse modelo de educação e não no seu esvaziamento”, ressalta.

A Supervisora reforça, ainda, que “é fato. Agora é garantir o início do próximo ano letivo com segurança e com as necessidades específicas atendidas para dar continuidade ao processo educacional de Ipumirim”.

Participaram da reunião de hoje, o prefeito em exercício, Gilson Conte, Secretário de Administração, o presidente da Câmara de Vereadores, Secretária Municipal de Educação, diretores municipais e estaduais de São Rafael e Bom Sucesso, presidentes das Associações de Pais e Professores (APPs) e Conselho Deliberativo.  Num próximo momento esse mesmo grupo deve reunir os pais dos estudantes para sanar possíveis dúvidas, além de reordenar e organizar o transporte escolar.

Os edifícios das duas escolas são de propriedade do Governo Estadual. Diante dessa determinação, o Estado fará a doação do prédio de São Rafael ao município.  “Essas tratativas de doação e parte jurídica serão feitas com cautela e de forma organizada, sem nenhum prejuízo aos alunos”, reitera a Supervisora.

ENTENDA A ATUAL GESTÃO DAS ESCOLAS

No momento, em São Rafael e Bom Sucesso, as instalações escolares são compartilhadas entre a Escola Estadual (de responsabilidade do Estado) e Núcleo de Educação Municipal (gerido pelo município). As duas comunidades têm as duas redes de ensino, estadual e municipal.

Com a determinação do Estado, anunciada hoje, o regime de gestão compartilhada estará encerrado para o próximo ano.