COMO IDENTIFICAR OS SINTOMAS DA SÍNDROME MÃO-PÉ-BOCA
Usualmente o período de incubação, desde a transmissão do vírus até o aparecimento dos sintomas, é de três a sete dias. Habitualmente a síndrome se manifesta com febre em torno de 38°C a 39°C, embora alguns casos possam ocorrer sem febre.
O paciente pode apresentar, falta de apetite, dor de garganta, dor de cabeça, pequenas úlceras dolorosas dentro da boca, na língua, na parte interna das bochechas e gengivas. Além de erupção (bolhas) de cor acinzentada com base avermelhada na palma das mãos, dedos e na sola dos pés durante sete a dez dias.
Na maioria das vezes não é preciso realizar exames complementares para diagnosticar a síndrome mão-pé-boca porque o quadro é bem típico e melhora espontaneamente.
TRATAMENTO
O tratamento recomendado é sintomático e a orientação é para a criança aumentar o consumo de líquidos, repouso e alimentação leve. Nesse período, é importante manter a criança hidratada e bem alimentada.
É preciso oferecer líquidos constantemente e, se ela sentir dificuldade para comer, prepare alimentos mais pastosos, de fácil deglutição, como cremes, sopas, e gelatina.
Foto: Retirada da internet