COVID-19: INICIA VACINAÇÃO BIVALENTE PARA PESSOAS A PARTIR DE 60 ANOS
A Secretaria Municipal de Saúde deu início à nova etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19. Desta vez, o reforço é com a vacina bivalente da Pfizer, que além de proteger contra a cepa original do coronavírus, faz a proteção contra as subvariantes Ômicron.
A campanha iniciou hoje, dia 15 de março, para pessoas com 60 anos de idade ou mais. De acordo com a Responsável Técnica da Unidade de Saúde e Coordenadora da Sala de Vacinas, a enfermeira Milania Zucchi Patzlaff, essas pessoas estão no grupo prioritárioe para receber as doses é preciso agendamento na sala de vacinas da Unidade de Saúde.
A coordenadora explica que o agendamento é necessário para que não haja desperdício de imunizante, já que cada frasco contém seis doses. “O agendamento nos possibilita controlar a aplicação, porque uma vez que o frasco for aberto, o imunizante precisa ser aplicado, sem possibilidade de armazenamento”, enfatiza.
Para receber a dose da bivalente, as pessoas já devem ter recebido pelo menos duas doses da vacina monovalente. Além disso, o reforço poderá ser aplicado somente naqueles que receberem a última dose há mais de 4 meses.
Pessoas acamadas ou com dificuldade de se locomover até o local da vacinação devem entrar em contato com a agente de saúde ou ligar diretamente na sala de vacinas para agendamento. Assim, a Unidade de Saúde organiza a equipe para aplicar a dose em domicílio. O objetivo, segundo a coordenadora, é vacinar o máximo de pessoas, mas é preciso que a população faça o agendamento.
A vacinação será escalonada em etapas, de acordoo com o envio das doses ao município e conforme os grupos prioritários. No dia agendado para a vacinação, a população deve comparecer com a carteira de vacinação e cartão do SUS.