EDUCAÇÃO INCLUSIVA: IPUMIRIM RECEBE CADERNO DE DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Ipumirim recebeu nos últimos dias o Caderno da Diretriz Curricular da Educação Especial, que irá nortear a educação especial dos municípios do Alto Uruguai Catarinense. Profissionais da área de educação, através do Colegiado de Educação da Amauc elaboraram o documento, coordenados pela consultora educacional, Marisa de Mello. O processo de construção do documento norteador aconteceu de forma colaborativa entre os 14 municípios que compõe a região da Amauc, sob os aspectos técnicos e legais que fundamentam a prática pedagógica.
A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Rosane Lazzarotto Rossetto, considera o Caderno da Diretriz Curricular um avanço para a educação inclusiva e que se tornará uma política pública em Ipumirim, melhorando e evoluindo em todos os níveis de aprendizagem dos alunos deficientes.
A importância da elaboração deste documento e da escola pública dar aos estudantes o que lhes é de direito e assegurar que os profissionais da Educação possam atuar com segurança e responsabilidade melhorando cada vez mais a aprendizagem de seus alunos tornando-os independentes, capazes e felizes.
A escola inclusiva é um espaço em que todos os estudantes têm possibilidades de aprender de acordo com suas capacidades, participando ativamente de todas as atividades. Nela, as diferenças são respeitadas e asseguram-se os direitos dos estudantes, não só os com deficiência, mas de todos os que, por suas características, possam ser excluídos. A diversidade humana está cada vez mais sendo destacada e é um desafio para a educação acolher as diferenças culturais, sociais, étnicas, de gênero, raciais, entre outras condições que segregam e excluem.
Sobre o Caderno:
As diretrizes foram desenvolvidas por uma equipe de representantes da educação da região Amauc, amplamente estudadas e adequadas ao contexto local. Iniciando pela avaliação acadêmica realizada no ambiente escolar, a fim de saber qual o nível de desenvolvimento de aprendizagem e, a partir daí, desenvolver um programa educacional individual personalizado, organizando a adaptação curricular, garantindo a avaliação diferenciada, progredindo e aumentando a complexidade dos conteúdos de acordo com a evolução de cada estudante.
A Lei de Diretrizes e Bases, no seu artigo 58, diz que a educação especial é uma modalidade da educação escolar e que deve ser oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino e, portanto, elaborar diretrizes que garantam estes direitos. Assegura o pleno desenvolvimento dos estudantes, observando suas habilidades e dificuldades, criando oportunidades através de planos educacionais personalizados com estratégias adequadas e profissionais capacitados para atender esse público. A Educação Especial é vista na Perspectiva da Educação Inclusiva, que é a mais adequada por garantir os direitos dos estudantes a oportunidades educacionais e valorização das diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos, organizando as práticas políticas asseguradas nos sistemas de ensino, para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem.