EQUOTERAPIA TRAZ BENEFÍCIO PARA SAÚDE FÍSICA E PSÍQUICA
Há pouco mais de quatro anos o município de Ipumirim conta com o serviço de Equoterapia. Uma atividade vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e que no momento está com12 participantes ativos. E o melhor de tudo é que a terapia é sem custo para o praticante.
De acordo com a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL), a Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar. Abrange as áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais. É ainda considerada uma forma de reabilitação baseada na neurofisiologia, tendo como base os movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do cavalo.
O tratamento da Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos em nível físico e psíquico. Conforme a fisioterapeuta e equoterapeuta, Flaviane Manica, ao caminhar o centro de gravidade do cavalo é deslocado de forma tridimensional, resultando num movimento similar ao da marcha humana, alternando movimentos dos membros superiores e da pelve.
Além de tratar as dificuldades motoras, a Equoterapia é empregada para tratar casos relacionados à fala e comunicação, bem como a autoconfiança, postura e desenvolvimento social. A psicóloga e equoterapeuta, Jakline Fracasso Bringhenti, ressalta que os praticantes são encaminhados à terapia por indicação médica e avaliação de profissionais da saúde, educação e equitação. Isso tudo, segundo a equoterapueta, para planejamento do tratamento individualizado.
A Merci Benvenutti leva o filho Victor Lucasà terapia já tem um ano. Segundo ela, quando morava no Rio de Janeiro, Victor participava de nove terapias para tratar do autismo. Porém, enfatiza que percebeu maior evolução nele a partir da Equoterapia.
Já a Karla Keilange da Silva leva o filho Deiwisson há dois anos. Ele tem dificuldades motoras, mas com a Equoterapia o garoto já evoluiu na postura, equilíbrio de tronco e cabeça.
As atividades da Equoterapia são desenvolvidas no CTG em Linha Serrinha. A equipe básica é composta pelas equoterapeutas e equitador (todos formados pela ANDE-BRASIL), mais oguia e a auxiliar.