GESTORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS JÁ ESTÃO DEFINIDOS

A Administração Municipal junto da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes já têm definido os gestores das escolas e creche municipal. Os cargos de gestão foram escolhidos através do processo de Gestão Democrática, ou seja, os professores interessados na vaga apresentaram um plano de gestão que passou por avaliação de uma banca examinadora.

Nesse momento o mandato será de três anos para que a gestão seja nas duas Administrações Municipais. Conforme a secretária municipal de Educação Cultura e Esportes, Rosane Lazzarotto Rossetto, “essa é uma forma de desvincular a gestão das escolas das questões políticas, ideológicas ou partidárias. Portanto, os gestores são definidos por méritos e desempenho”. Nos próximos mandatos o cargo será para quatro anos. Assim, a gestão das escolas serão dois anos no mandato administrativo em vigência e dois no mandato seguinte.

Conforme a secretária, o Plano Municipal de Educação prevê metas a serem efetivadas e, inclusive, a Meta 17 prevê a Gestão Democrática.  Além disso, no ano passado o Governo do Estado junto a Câmara dos Deputados aprovaram a Lei de Retorno de ICMS para os municípios, estabelecendo o retorno conforme as metas atingidas pela educação.

A posse dos gestores será em dezembro deste ano, mas as atribuições de gestão escolar iniciam efetivamente no ano que vem.

Relação dos gestores já definidos:

Núcleo de Educação Municipal Professor Claudino Locatelli Ilse Falabretti (gestora) e Monalise Roos (adjunta).

Núcleo de Educação Municipal João Canton Vanderson Cerutti.

Creche Municipal João Danilo Cason Margareth Cristina Baron de Mello.

Núcleo de Educação Municipal Orides Rovani (Bom Sucesso) – Suzimar Inês Peretti.