IPUMIRIM É SEDE DO II SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE CLIMA, SOLO E ÁGUA
Ipumirim sediou o II Seminário Regional sobre Clima, Solo, e Água na Bacia do Rio Engano. Organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente junto do Consórcio Lambari, o evento discutiu temas importantes para a região da Amauc, que concentra a maior produção de suínos, aves e bacia leiteira do Estado.
Os assuntos em pauta estiveram norteados na instabilidade do clima, conservação e boas práticas do solo e a disponibilidade da água, tanto em quantidade quanto em qualidade. O objetivo foi garantir a sustentabilidade futura dos produtores rurais, agroindústrias e a economia dos municípios.
Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Nicoden, o Seminário abordou os três principais temas que precisam de atenção, seja da população quanto das autoridades e município que fazem parte da Bacia do Rio Engano. “Através de debates com entidades, empresas e autoridades, queremos elaborar ações que possam garantir água em quantidade e qualidade suficiente para abastecer todo o Vale do Rio Engano. Além de proteção e conservação do solo, para que seja produtivo, respeitando o meio ambiente”, esclarece.
Durante o Seminário, o prefeito municipal, Hilário Reffatti, ressaltou a importância do evento para os municípios, para a população e para o meio ambiente. “Discutir ações para melhor cuidarmos dos recursos naturais e do solo é sempre necessário. Meio Ambiente é um assunto que merece toda a nossa atenção e nosso compromisso em conservá-lo de forma responsável e sustentável”, observa o prefeito.
O evento reuniu lideranças municipais, defesa civil, agricultores, estudantes e representantes das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente. Fazem parte do Vale do Rio Engano, os municípios de Ipumirim, Lindóia do Sul, Arabutã, Itá, Seara e Irani.