MERENDA ESCOLAR ATENDE NECESSIDADES NUTRICIONAIS DOS ALUNOS
A merenda escolar da rede municipal é elaborada, pensada e calculada de acordo com as necessidades nutricionais que os alunos devem consumir. Os cardápios são organizados pela nutricionista de acordo com a Resolução Nº 6, de 08 de maio de 2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Conforme a Nutricionista da Merenda Escolar, Mariana Karen Moretto Kehl, pensar na alimentação dos alunos é um desafio constante, pois ela elabora quatro cardápios para a creche e outros seis cardápios para os demais alunos da rede municipal, contemplando os do período integral. Os alunos com aulas em período integral têm refeições e horários diferenciados, pois de acordo com a Resolução, para atingir a quantidade certa de nutrientes, eles têm a necessidade de receber almoço, intercalando com lanches no período da manhã e à tarde.
Os cardápios são alterados todo mês para diversificar as refeições e para aproveitar as frutas, verduras e legumes da época. “As adequações são feitas sempre levando em consideração a alimentação saudável, mas embasada à Resolução e ao PNAE”, explica a nutricionista. Mariana acrescenta, ainda, que os cardápios precisam atender às necessidades nutricionais de cada faixa etária, mas as frutas, legumes, vegetais e alimentos ricos em ferro não podem faltar nas refeições.
A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Rosane Lazzarotto Rossetto, destaca que os alimentos ofertados são de qualidade e que os alunos têm alimentação balanceada, de acordo com as necessidades nutricionais de cada idade. A diretora do Núcleo Municipal Professor João Jacob Nicoden, localizado na comunidade de Serrinha, ressalta que os alunos se alimentam adequadamente e o cardápio é variado, com quantidade suficiente para atender a demanda dos alunos da escola.