Resgate de receitas antigas tem 19 inscritos
Lançado oficialmente em abril deste ano, o projeto Sabores e Delicias Grossnona é fruto de uma ideia de integrantes do setor de Cultura e Epagri de Ipumirim, com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural. O objetivo consiste em fazer um resgate histórico e cultural de receitas com ingredientes locais, bem como seu histórico valor sentimental, identidade e procedência da receita, incentivando uso de ingredientes naturais e a diminuição do consumo de industrializados.
As inscrições para a realização das receitas deste ano encerraram na metade de julho. São dez comunidades participantes e 19 receitas inscritas. Dessas, 12 receitas Italianas e 07 alemãs. Foram visitadas todas as comunidades para explanar a ideia do projeto. Dessas, Jacutinga, Polidoro, Orestes Guimarães, Lajeado Manso, São Rafael, Jaguatá, Alto Capitão, Serrinha, Encruzilhada e Dois Irmãos tiveram inscritos.
Agora a seqüência é de nova visita as localidades onde as pessoas se inscreveram para ajustar datas e realizar as receitas. A confecção de cada prato será realizada em duas etapas: Primeiro, cada um irá desenvolver a sua receita em sua casa ou comunidade. Essa etapa será acompanhada pela equipe responsável pelo projeto. Após o término das 19 receitas, os candidatos irão mais uma vez confeccionar o prato para a apresentação pública. Essa etapa deve acontecer possivelmente no mês de dezembro.
Os 19 participantes receberão R$3.200,00 em quotas iguais. Sendo que os ingredientes, serão adquiridos pela organização, os participantes não terão custo e ao final, todos os pratos farão parte do primeiro livro Sabores e Delícias Grossnona, que passará a integrar o acervo cultural do município.