Ações municipais ao COVID 19.

  Ipumirim inicia o mês de abril com a situação estável em relação à pandemia do COVID 19. Atualmente o município registra 1 caso suspeito, aguardando retorno do exame, 1 caso descartado e 13 pessoas que apresentam sintomas gripais em monitoramento.  Profissionais da área da saúde afirmam que os cuidados e as medidas preventivas têm auxiliado para que a situação não se propague.  No setor administrativo, o município tem mantido contato direto com o setor de saúde, para garantir a agilidade aos atendimentos e busca junto com os demais municípios da AMAUC  a aquisição de de materiais de forma consorciada para manutenção dos suprimentos necessárias .

 Ainda no início de março, administradores do município se reuniram com membros do executivo dos Camilianos para discutir a situação do COVID 19, que começava a tomar força no Brasil, nessa reunião foi tratada a situação do hospital São Camilo que possui um aparelho respirador e por necessidade técnica foi feita a indicação para a instalação de mais um aparelho. Já que no hospital São Camilo apenas um profissional tem capacidade ténica de operar o referido respirador. De lá até agora, a administração municipal, a unidade hospitalar e até empresários locais, que teriam interesse de doar ao hospital um respirador, têm buscado por diversos meios a compra desse aparelho.   No entanto, nenhum dos locais contatados em Santa Catarina (através de fornecedores) e no Brasil, (fornecedores e fábricas) tem disponibilidade do equipamento. A resposta é de que mesmo com a fabricação das últimas semanas a produção não conseguirá suprir da demanda nacional solicitada pelo Ministério da Saúde.

Agravante a essa situação, o Ministério da Saúde ordenou de que todo o material fabricado deverá obrigatoriamente ser destinado ao setor. Uma das situações que fizeram o ministério adotar a medida é de que devido a demanda, os valores dos equipamentos passaram a não condizer com o montante real. Outro fator é de que os atendimentos de casos  agravantes serão atenidos pelos hospitais de referência que possuem protocolo de atendimento.

Assim,  entidades filantrópicas que solicitaram respiradores  estão tendo os pedidos  devolvidos. Já os órgãos públicos podem fazer a solicitação, porém o prazo para entrega será a partir de 180 dias.  Os administradores salientam que, indivíduos, por meio das redes sociais,  estão usando a situação para fazer politicagem e não admitem que pessoas sem conhecimento resolvam nesse momento tirar proveito político de circunstâncias de saúde e que a administração está e vai continuar tratando a situação com imparcialidade.

 

No intuito de amenizar a crise econômica, o prefeito Volnei Schmidt assinou na manhã dessa sexta-feira, dia 03, o decreto 2486, que reduz em 10% o salário do prefeito, vice, supervisor geral, secretários e comissionados da prefeitura de Ipumirim pelo período de dois meses. A administração vai ainda avaliar semanalmente o comportamento da situação em relação ao COVID 19. Como não há uma previsão do tempo em que a condição irá perdurar, o intuito é fazer o acompanhamento e proceder as ações de acordo com a necessidade. Mesmo com a situação municipal equilibrada, a FECAM já anunciou uma queda em torno de 50% na arrecadação do ICMS, o que significa que o município deixará de receber em media R$1,2 milhões mensais.