NOVEMBRO AZUL: CUIDAR DA SAÚDE TAMBÉM É COISA DE HOMEM
O mês de novembro é dedicado à prevenção do câncer de próstata. Esse é o tipo de câncer mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas (tumor de crescimento rápido). Conforme os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos de idade com fatores de risco ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal e sobre o exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA).
Conforme o Ministério da Saúde, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os principais sintomas (na fase avançada) são dor óssea, dores ao urinar e vontade frequente de urinar.
A Unidade Básica de Saúde de Ipumirim intensificou os atendimentos aos homens, em especial durante a Campanha Novembro Azul. Os homens que não realizaram o exame do PSA no ano passado devem procurar a Unidade de Saúde e retirar a autorização para a coleta de sangue no laboratório. A entrega do resultado dos exames está programada entre os dias 06 e 07 de dezembro.