SEMINÁRIO DEBATE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E O CONSUMO CONSCIENTE

O V Seminário Estadual Setembro Verde, realizado em Ipumirim, trouxe à discussão assuntos relevantes e direcionados à alimentação saudável e o consumo consciente dos alimentos. A questão sobre a forma como o ser humano lida com o meio ambiente também foi pauta do evento.

O prefeito municipal, Hilário Reffatti, destaca a importância de tratar essas questões com a sociedade. “Se tivermos uma alimentação saudável respeitando o solo, evitaremos vários problemas de saúde e também com o meio ambiente”, observa.  

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, João Nicoden, chamou a atenção dos participantes e autoridades para a questão da produção e consumo consciente. “É preciso pensar em políticas para criarmos a cultura de produzir e consumir alimentos saudáveis, melhorar o ar que respiramos e a água que consumimos. Entendemos que assim, é possível melhorarmos a saúde e a expectativa de vida da população”, ressalta o secretário.

O Deputado Estadual, presidente da Comissão de Saúde e autor da lei estadual que instituiu o Setembro Verde, Neodi Saretta, destacou que é preciso incentivar a produção sustentável e motivar o consumo de alimentos saudáveis. “Quanto mais pessoas tiverem consciência dessas questões, maior será o impacto positivo que podemos ter”, reforça.

A extensionista da Epagri em Ipumirim e integrante da comissão organizadora do evento, Carmem Danusia Bonissoni, revelou que “o Seminário foi pensado justamente para despertar a importância do tema e como podemos melhorar nossa alimentação, nosso relacionamento com os alimentos e com o Meio Ambiente”.

A Campanha Setembro Verde foi criada, por lei, há 8 anos e os municípios instituíram o Setembro Verde como forma de conscientização sobre o assunto. Em Ipumirim o evento está na segunda edição.

O Seminário é desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Administração Municipal, Epagri e Câmara de Vereadores. Palestras, debates e mesa redonda tratou o assunto com as centenas de pessoas presentes.