Claudete Zanella deixa o Legislativo com encaminhamento de quatro proposições

Dentre as indicações está a melhoria da Telefonia Rural.

Claudete Zanella encerrou na terça-feira, dia 18, o mandato de vereadora da atual legislatura. A vereadora do Partido Progressista havia assumido o cargo no início de 2012, no lugar de Osmar Simon PSD, que foi para o DMER. Agora, ela devolve a vaga ao vereador, que anuncia ainda nesta semana, o novo Secretário do Departamento Municipal de Estradas e Rodagem.

Nas duas últimas reuniões que Claudete participou como vereadora  apresentou duas indicações e um Projeto de Lei. Um deles se refere ao apoio de uma Ação Cívil Pública,  movida pelo Ministério Público de Ipumirim contra as empresas de telefonia OI e TIM, devido à falta de atendimento dos serviços no interior do município. Claudete pede auxílio aos demais vereadores para que se faça levantamento nas comunidades e colha assinaturas dessas famílias que sofrem com interrupções no fornecimento de telefonia móvel dessas operadoras.

Na Ação, o Ministério Público pede  para que as operadoras regularizem o serviço de telefonia rural melhorando sua qualidade de infraestrutura no interior de Ipumirim e também de Lindóia do Sul. A Ação Civil cita as comunidades de Orestes Guimarães – Ipumirim e XV de Novembro – Lindoia do Sul como referência do descaso. A Sociedade Amigos do Telefone, da comunidade de XV de Novembro, que na época possuía 58 famílias, e o Núcleo Educacional local atendidos com linhas telefônicas problemáticas, decidiram pelo cancelamento da linha.

O Ministério Público pede o ressarcimento dos valores pagos em conta telefônica pelos agricultores no período em que o serviço de telefonia não esteve em funcionamento além de condenação por danos morais coletivos. O processo está em andamento, porém as irregularidades em diversas outras comunidades persistem, desse modo, a vereadora pede auxílio de todos os vereadores para que se faça um levantamento desse problema em cada comunidade  e a  coleta de assinaturas através de um abaixo assinado para dar ainda mais sustentabilidade ao caso e procurar resolver o problema de quem reside no interior e sofre com a falta desse tipo de comunicação.

Demais projetos:

Outra indicação da vereadora foi da implantação de uma Gibiteca nas escolas. A ideia é sugerir ao Poder Público e a Secretaria Municipal de Educação a criação de espaços específicos para leituras de revistas em quadrinhos. A justificativa da vereadora, que encaminhou proposição já com projeto modelo anexo, se refere a grande aceitação desse tipo de história entre adultos e crianças. Além de atrair alunos e professores para desfrutar desse espaço contando, inventando e reinventando histórias, despertando a imaginação e incentivando o hábito da leitura.

Os vereadores devem votar nos próximos dias a indicação da vereadora para o nome da Escola Municipal, que será construída no Loteamento Simon. Claudete sugeriu que o educandário leve o nome de João Canton. De acordo com ela, Canton foi influente para o desenvolvimento do município  através de sua participação na sociedade. Além de fazer parte de uma família tradicional do município. Outro Projeto de Lei encaminhado por Claudete dispõe sobre homenagem de Mérito Legislativo Ipumirinense aos cidadãos do município que contribuíram ou que de alguma forma ainda colaboram para o desenvolvimento.

Conforme a vereadora é uma maneira de reconhecer a atuação dessas pessoas na comunidade. O projeto visa homenagear pessoas físicas, jurídicas, empresas e entidades que prestaram ou prestam serviços relevante ao município e tornam Ipumirim conhecido nacional e internacionalmente através do que é produzido aqui.