24 de setembro: Dia Estadual da Violência e Exploração Sexual

Essa foi a data instituída pelo estado de Santa Catarina para lembrar esse acontecimento que é realidade em todo o país. A data visa o fortalecimento das organizações governamentais, não-governamentais e da sociedade com um todo, no sentido de evitar que este panorama continue tomando proporções alarmantes. Em Ipumirim, o trabalho é realizado nas escolas com palestras, troca de ideias e informações aos alunos para que se eles souberem de alguém ou forem vítimas de algum tipo de abuso possam buscar ajuda e fazer a denúncia.

Além disso, uma peça teatral está sendo apresentada onde o Grupo Teatral Reminiscências de Joaçaba tratou sobre o tema. Numa apresentação cativante os atores falaram sobre os cuidados com a internet, o envolvimento com pessoas estranhas e também sobre o afeto entre amigos e familiares. A tecnologia está afastando  cada vez mais as pessoas do contato pessoal, das rodas de conversa, dos passeios com amigos. Essa falta de afeto e de contato com as pessoas que realmente conhecemos estão criando carência que buscamos suprir nas amizades virtuais. Porém muitos dos que se apresentam como amigos podem ter intenções que quando percebemos é tarde demais.

Em uma rápida conversa com os alunos, o prefeito Valdir Zanella falou sobre as drogas e as amizades falsas. Falou também sobre a família e importância dos pais estarem atentos a vida social dos filhos. “Muitas vezes os pais são severos e a gente acha que eles estão sendo ruins. Na verdade os pais só querem o bem de vocês. Saber com quem estão, onde e ter hora para estar em casa. Os pais precisam saber dos seus sentimentos e compreende-los. Hoje nós temos muitos jovens que tem contato com droga. A droga é um mal cada vez mais fácil de adquirir, mas é muito difícil de sair, onde as pessoas optam pela criminalidade para manter o vício”.

O prefeito falou também dos programas desenvolvidos no município para auxiliar a diminuir os casos de violência e abuso. “Nosso dever é cuidar de vocês dentro dos problemas sociais que tem aqui”. Zanella citou o Conselho Tutelar, Assistência Social, bem como os auxílios do Fórum e do disque denúncia pelo 190. Após a apresentação os dirigentes do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, através da Secretaria de Assistência Social disponibilizam para cada um dos presentes um estojo com estampa do tema e frases de apoio.  O encerramento será no dia 28, segunda-feira, com apresentações em São Rafael e Bom Sucesso.