SEGURANÇA NAS ESCOLAS É PRIORIDADE PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Devido aos acontecimentos mais recentes de ataques às unidades de educação, em nível estadual e nacional, as questões de segurança ganharam maior visibilidade e atenção por parte das autoridades e governos. Preocupada com a proteção de professores, funcionários e alunos, a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte de Ipumirim está empenhada em ampliar a segurança nas escolas municipais.

De acordo com a Secretária de Educação Cultura e Esporte, Rosane Lazzarotto Rossetto, medidas de segurança já fazem parte das ações da secretaria, mas serão intensificadas. Há um tempo a secretaria instalou interfone na Creche Municipal com o intuito de restringir a entrada de pessoas no interior da instituição de ensino. A Secretária adianta que nos próximos dias o Núcleo de Educação Municipal Claudino Locatelli, também deve receber interfone, em especial no setor de educação infantil.

No Núcleo de Educação Municipal João Canton, a presença de segurança durante o horário de aula já é realidade. Já no Núcleo Claudino Locatelli havia vigilante somente na entrada e saída dos alunos da escola, mas a vigilância deve ser estendidadurante o horário de aula.

As escolas do interior também terão atenção redobrada. Em Serrinha a secretaria deve implantar vigilante durante o período de aulas. Já nas comunidades de Bom Sucesso e São Rafael, onde a gestão é compartilhada com governo estadual, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR de Seara), se comprometeu em disponibilizar um vigilante no período de aula, inclusive quando a unidade estará sendo utilizada pela rede municipal.

A Secretária informa que em breve os professores e funcionários das instituições de ensino municipais devem passar por formação e treinamento em segurança. Isso tudo para que estejam preparados e saibam quando e como agir em defesa e proteção. “Várias ações de forma emergencial já estão sendo implantadas nas instituições de ensino do município, pois estamos preocupados com a segurança das pessoas que estão no interior das escolas”, destaca a Secretária.

Uma das iniciativas previstas pela Secretaria de Educação é a instalação de porta giratória com detector de metais. Porém no setor público, segundo a Secretária, algumas ações podem ser contratadas de forma emergencial, enquanto outras têm a necessidade de aprovação de orçamentos e ainda passar por licitação. E isso, na maioria das vezes leva um tempo além do esperado pelas secretarias e departamentos, mas é o processo legal e deve ser respeitado. “Estamos empenhados para garantir a segurança e dar mais tranquilidade aos que estão no interior das unidades municipais de ensino. As medidas que são cabíveis à secretaria e à administração pública já estão sendo postas em ação”, pontua a secretária.