PROPOSTA PREVÊ A INCLUSÃO DE MAIS TRÊS MUNICÍPIOS NO VALE DA PRODUÇÃO

O Vale da Produção, já composto pelos municípios de Lindóia do Sul, Ipumirim e Arabutã, poderá integrar outros três municípios que fazem parte da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Engano. A sugestão de adesão dos municípios de Irani, Seara e Itá foi realizada através de Protocolo de Intenções, firmado entre os seis municípios e assinado pelos prefeitos durante o II Seminário Regional Clima, Solo e Água na Bacia do Rio Engano, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ipumirim e Consórcio Lambari, no dia 07 de junho.

No entanto, o documento com a proposta de inclusão dos três municípios será enviado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para avaliação e, havendo a aprovação, será transformado em Lei. Aí, de fato, os três municípios farão parte do Vale da Produção.

A finalidade do Protocolo é ampliar a área do território do Vale da Produção que está inserido na Sub-bacia do Rio Engano, cuja abrangência inclui os municípios de Irani (onde está a nascente do rio), Seara e Itá (situados na foz).  Os três municípios incluídos, possuem as mesmas características geográficas, econômicas e sociais dos que já integravam o Vale da Produção.  

A ampliação do território visa o estabelecimento de relações e cooperação mútua, compartilhamento e integração das atividades inerentes ao serviço público municipal e a utilização conjunta de informações e experiências.